segunda-feira, 10 de junho de 2013

Visitas científico-culturais realizadas em 2012

Campus Itapetininga promoveu visitas científico-culturais

Nos meses de novembro e dezembro, o Campus Itapetininga promoveu diversas visitas de natureza científica e cultural.
A série de atividades teve início no período de 17 a 19 de novembro, quando 48 alunos de diferentes cursos visitaram a Eletronuclear, localizada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
O grupo foi acompanhado pelos professores de Física Alexandre Chahad e Jonny Teixeira. Os estudantes conheceram as instalações da Usina Nuclear Angra I, assistiram a uma palestra e conheceram laboratórios de análises de controle ambiental.
No dia 28 de novembro, 17 estudantes do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (MSI), juntamente com os professores Carlos Henrique da Silva Santos e Gerson Carriel, visitaram o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e a Empresa Terremark, em Barueri, que atua em padrões para implantação de tecnologia da informação com infraestrutura avançada e ofertas de serviços gerenciados na área.
Já em dezembro, dia 1º, os discentes conheceram o Museu da TAM, situado no município paulista de São Carlos. Houve participação de estudantes dos diferentes cursos ofertados pela unidade. Os 42 participantes foram acompanhados pelos professores da área de Informática, Ricardo Schefer e Gerson Carriel.
alt
No dia 4, 15 estudantes do curso técnico em MSI visitaram as instalações da TV TEM local, afiliada da Rede Globo, e conheceram a infraestrutura disponibilizada para as transmissões realizadas pela unidade. Também tiveram contato com o processo de elaboração de telejornais, conheceram o funcionamento das redes de telecomunicações e alguns conceitos sobre a TV Digital, já implantada na região.
Segundo Daniel Ovigli, técnico em assuntos educacionais da unidade, “tais atividades enriquecem sobremaneira o itinerário formativo dos estudantes, seja quando a ação é realizada em um ambiente voltado à formação profissional, como a visita à Terremark, e também cultural, quando foi pensada a visita ao Museu Afro Brasil. Também cabe destacar que várias ações foram viabilizadas devido à disponibilização de recursos financeiros do programa de assistência estudantil”.

alt